MACHU PICCHU 2009 - Planejamento

VIAGEM PARA MACHU PICCHU

DE 12 A 28 DE NOVEMBRO DE 2009

PREPARAÇÃO, RELATOS DIARIOS E FOTOS

Uma viagem de longa distância começa muitos meses antes da saída!
Essa é uma frase que tenho comigo e aplico em todas as minhas viagens. E nesta não foi diferente! Por muito tempo antes da saída daqui de Rio Preto, eu e o Cezar já começamos a discutir os mapas, leis de trânsito dos países que visitaríamos, logotipo da viagem, camisetas para os viajantes, entre outra infinidade de detalhes.
Para dizer a verdade, pra mim essa é a parte mais importante de todo o passeio. A parte que realmente faz o sucesso ou o fracasso da viagem.
Fizemos inicialmente um esboço do mapa que percorreríamos. Uso um programa da empresa Garmin que fabrica GPS, chamado Map Source e nele tenho condições de fazer todo o planejamento, no que diz respeito às distâncias, melhores lugares de passagem, como por exemplo, evitar passar por dentro de grandes cidades, ou cidades com movimento acentuado. Nesta fase foi muito importante a experiência que o Cezar já tinha, de viagens que tinha feito para aquela região.
Definimos então todo o trajeto, as cidades que passaríamos, que encontraríamos, o pessoal de Rio Preto, eu, André e o Kiko, com o pessoal do Sul, Cezar, Bica, Vilson, Diogo e Renato.

Após essa primeira fase de planejamento (que levou algo como três meses) começamos então a definir os pontos de pernoite, principalmente a reserva do primeiro Hotel fora do Brasil onde nos encontraríamos.
As preocupações que se seguem no planejamento de uma viagem de longa distância, e em outros países, são com a documentação. Tratamos então de avisar a todos sobre essas necessidades e, individualmente, cada um foi atrás do que lhe faltava. Basicamente os documentos são passaportes, seguros, permissões para dirigir e vacinas.
Cada um em sua região fez seus documentos e o Cezar, a partir de uma seguradora que já conhecia, fez para todas as motos a “Carta Verde”, que equivale ao nosso seguro obrigatório.
Com relação à documentação, cada pais tem sua peculiaridade e, no nosso caso, ainda tínhamos algumas facilidades, por exemplo, com a Argentina, por fazer parte do MERCOSUL. Deve se conhecer bem as obrigatoriedades de cada país e deve-se ter sempre a mão, tudo o que é exigido naquele país. Tende-se saber que seremos turistas, mesmo em países vizinhos ou participantes de um mesmo tratado de comercio e lá, seremos tratados como tal. Mesmo viajando de moto, que temos a vantagem psicológica de ser bem aceitos na maioria dos lugares, a autoridade de quaisquer pais não tem obrigação de saber quem você é o que está fazendo em seu pais. Devemos respeitá-los, como gostaríamos que fosse aqui, em nossa casa.
Pois bem, nos preparamos com todos os documentos, com prazo para começar a viagem.
Enquanto isso, simultaneamente cuidávamos de outros detalhes como, por exemplo, o logotipo da viagem. Parece sem importância, mas veja, é um passeio que guardaremos para toda a vida, um passeio que será divulgado e fará parte de nossos “currículos” motociclisticos para sempre, então, por que não nomear o passeio e dar “cara” ao mesmo.
Visemos então o Logotipo da viagem.
Essa foi a primeira idéia:

E a partir dela chegamos ao definitivo:

Outro detalhe interessante que tivemos um cuidado especial para fazer foram as camisetas para os participantes. É muito legal estar em um pais diferente, com pessoas diferentes e costumes idem, e ser parado na rua para perguntar o que significa aquela camiseta. Ou então, como aconteceu algumas vezes, ser parado por Brasileiros que perguntavam surpresos se estávamos fazendo mesmo aquela viagem.
Este foi o desenho que usamos para estampar as camisetas:

Que ficaram assim:

Outras questões nessa fase também foram levantadas, discutidas e providenciadas, como foi o caso de uma relação com todas as Concessionárias da marca de motocicleta que usamos na viagem, também uma relação com os itens de importância para levarmos, como ferramentas, peças sobressalentes etc.
Usamos fazer uma anotação dos abastecimentos e demais gastos, que depois se transformariam em planilhas de referência para as próximas aventuras.
É interessante não só pelo histórico, mas para termos uma idéia de quanto pagamos caro pelo combustível aqui no Brasil.
Quanto às peças sobressalentes, levei junto comigo as seguintes:
- 1 x Cabo de embreagem,
- 1 x Manete de embreagem,
- 1 x Manete de freio,
- 1 conjunto com todas as lâmpadas usadas na moto: 1 x Farol 60/55W, 1 x Traseira/Freio 21/5w, 2 x Setas 21W e 2 x Instrumentos 1,7W,
- Todos fusíveis: 1 x Principal 30 A, 2 x Caixa 10 A e 2 x Caixa 15 A,
- 1 x Filtro de óleo,
- 1 x Filtro de gasolina,
- 1 x Filtro de Ar original, apesar de estar usando um lavável,
- 1 x Retificador de voltagem,
- 1 x Vela de ignição,
- 1 x Spray de Graxa de Corrente,
- 2 x Tyre Pando (reparo caso tivéssemos um furo de pneu),
- 1 par de Câmaras de Ar (que acabou nos salvando um dia)
- Cintas plásticas e ferramentas diversas.

Recebi várias listas de materiais para a viagem, mas vou anexar aqui a que mais me interessou, enviada também pelo Cezar, meses antes da partida, pode servir como modelo:
Relação de Materiais interessantes Para a Viagem
1-       Remédios e Proteção
2-       Kit de primeiros socorros (com gase, atadura, esparadrapo, água oxigenada, Plasil - vômitos e náuseas, Buscopan - dor, cólica, Paracetamol - dor e febre, Voltaren - dor muscular e antiinflamatório, Imosec – diarréia, Eno – estômago, protetor labial, Creme hidratante e Repelente de mosquitos)
3-       Seguro de saúde internacional (bem interessante)
4-       Higiene (Escova e pasta de dente, Barbeador, loção após barba - de preferência em gel para usar nas pernas e nadegas, evita assaduras – 2 Sabonetes, 1 Toalha, Papel higiênico, Pente, Cortador de unha e lixa, 1 Desodorante, Xampu e lenços umedecidos).
5-       Roupas (1 Balaclava, 1 Bermuda, 1 Boné, 1 Calção de banho, 1 Chinelo, 2 Meias (uma grossa e uma fina), 1 Conjunto de segunda pele, 2 Cuecas, 1 Tênis, 1 Calça jeans, 2 Camiseta manga longa, 1 Camiseta manga curta, 2 Luvas de couro (1 a prova d’água outra de couro normal), 1 Luvas de (tipo segunda pele), 1 Blusão ou moletom, 1 Capa de chuva, 1 Bota, 1 Jaqueta couro ou Cordura e 1 Protetor de coluna.
6-       Equipamentos (5 metros de cordão para estender roupa, pedaços de arame, Máquina fotográfica, carregador de pilha, Fita isolante e tape, bloco de anotações, 2 Canetas, Óculos de sol, 1 Lanterna, 1 Canivete, 1 Isqueiro, Durepox ou superbonder e umas 5 peças de Saquinhos de lixo 50 litros).
7-       Moto (Bauleto, Mala de garupa, Mochila tanque, Kit ferramentas original, Chave reserva interessante que fique com outra pessoa, trocando entre os participantes - Trava moto, Reparo a frio, Spray selante, Espátula p/ remover pneu, 1 vela, graxa corrente, Bandeira do Brasil, Mangueira combustível, Esticador e aranha, Manual moto).
8-       Documentos necessários para ir até o Peru (Carteira de Identidade, Carteira internacional de habilitação, hoje é a PID, Documentos da moto com a liberação, Passaporte, Vacina para febre amarela, Xérox de todos os documentos em 2 vias (uma via autenticada) deixar cópias em casa, inclusive cópia do cartão crédito, Seguro Carta Verde).
9-       Cartão de crédito internacional visa ou mastercard (o ideal é ter os dois), testar antes de sair do Brasil e conferir junto ao banco se esta liberado no exterior.
10-   Deixar com os familiares telefones da família dos companheiros de viagem, para qualquer emergência ou noticias.

Fizemos ainda uma relação de mapas, imprimíveis, para que todos os Companheiros de viagem tivessem consciência de onde passaríamos e, no caso de alguém se perder, poderia se guiar por eles. Esses mapas foram feitos com a ajuda do Google Earth, desenhados em cima das fotos de satélite, sendo de fácil interpretação e visualização rápida das cidades mais importantes do trajeto.
Outra coisa importante que fizemos na fase de planejamento da viagem foi a utilização de toda nossa rede de contatos. Alguns como eu, fazem parte de redes de relacionamento internacional, no meu caso, dentro do Rotary, como por exemplo, o grupo de estudos do Rotary na internet, e grupo dos Rotarianos Latino-Americanos.
Nesses grupos consegui vários contatos, inclusive de pessoas ligadas a empresas que trabalham com rede viária de alguns dos países que passaríamos e, todos me atenderam com muita atenção e me passaram informações preciosas. Posso dizer inclusive, que mudamos várias partes do trajeto inicialmente planejado por causa dessas informações.
Tínhamos entre nós motociclistas de todo o tipo, apesar de poucos, muito experientes, sem experiência alguma, em motocicletas bem preparadas ou em motocicletas não indicadas para esse tipo de viagem. E a partir dessa configuração de participantes, escolhemos os melhores trajetos, com menor risco, maior estrutura viária e de estações de combustíveis, entre outros vários detalhes.
Por falar em combustível, além do fato do preço que é relevante, outra coisa dele com relação ao planejamento é que é possível identificar, mesmo que de forma precária, onde eles estão nas estradas. Existem algumas “bandeiras” de postos de combustíveis que mantém sites atualizados, com a localização dos seus postos e os serviços que fornecem neles. A maioria, principalmente na Bolívia e Peru é desatualizada, mas para a Argentina, por exemplo, a rede de postos YPF possui um site bem atualizado. Vale a pena essa pesquisa!
As diversas moedas também foram foco de nosso planejamento. Fizemos um arquivo com todas as moedas dos países que passaríamos, com fotos atualizadas e cotações. Isso se transforma em vantagem quando estamos efetivamente usando-as nesses países. Um turista, em qualquer lugar, é muito mais fácil de ser “passado para trás” do que uma pessoa nativa, ou no nosso caso, o melhor informado possível!
Esse arquivo sobre as moedas é esse aqui:

Conversão de Moedas:
REAL/BRASIL: 1,00 Para: BOLIVIANO/BOLIVIA: 4,11
REAL/BRASIL: 1,00 Para: PESO/CHILE: 320,43
REAL/BRASIL: 1,00 Para: NOVO-SOL/PERU: 1,67
REAL/BRASIL: 1,00 Para: PESO/ARGENTINA: 2,23

DOLAR-DOS-EUA: 1,00 Para: REAL/BRASIL: 1,71
DOLAR-DOS-EUA: 1,00 Para: BOLIVIANO/BOLIVIA: 7,02
DOLAR-DOS-EUA: 1,00 Para: PESO/CHILE: 547,90
DOLAR-DOS-EUA: 1,00 Para: NOVO-SOL/PERU: 2,85
DOLAR-DOS-EUA: 1,00 Para: PESO/ARGENTINA: 3,82

Chega de informações, vamos ao que interessa: a viagem propriamente dita!

2 comentários:

  1. M A R A V I L H O S O !

    Cara, sem comentários...

    Só posso dizer que estou - saudavelmente - morrendo de inveja da tua viagem.

    Eita pecado capital terrível! Ainda bem que existe a "inveja saudável e boa inveja".

    Estivemos sempre com vocês, graças as atualizações do GT.

    Um dia vou te imitar, fazendo este caminho.

    Parabéns meu preclaro motocompanheiro e amigo, sobretudo pelas companhias e pelo espírito social que sempre tens em passar a boa experiência a frente!

    És um cara SENSACIONAL. NOTA 1000!

    Grandessíssimo abraço.

    Alex Bueno
    B. Camboriú - SC

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  2. Bom dia!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela aventura. Uma Viagem dessas é inesquecível... Eu e um primo temos planejado viajar por um trajeto parecido e temos lido vários relatos. Se não se importar, gostaria de esclarecer umas dúvidas: como vocês fizeram a logística do dinheiro? Usaram cartões? Quais? Levaram quanto de dinheiro em espécie? Era fácil usar cartões? O custo total saiu mais ou menos como planejado?
    Desde já, agradeço a atenção!

    Kallás

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